terça-feira, 16 de março de 2010

Mais uma conquista do movimento social

INFORMATIVO MARÇO 2010-03-16
No dia 15 de março de 2010, segunda-feira, foi aprovado, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que prevê a instituição do Fundo do Estacionamento para o Camelódromo. O projeto tem por objetivo criar um mecanismo para prover melhorias na estrutura do prédio, na qualificação dos comerciantes, e principalmente visa ao zoneamento das bancas diminuindo assim os aluguéis tanto no bloco B como em setores do bloco A. Além disso, o projeto permite ainda que as dívidas atrasadas de aluguel sejam progressivamente abatidas.

Estiveram presentes dezenas de camelôs, que lotaram um dos lados das galerias do auditório principal da Câmara. O Projeto de Lei, de autoria do vereador Tony Proença, foi discutido e defendido também pelos vereadores Sofia Cavedon, Fernanda Melchionna e Ayrton Ferronato. Além destes, todos os vereadores, líderes de todas as bancadas, discursaram favoravelmente à implantação do projeto. A votação foi quase unânime – 31 votos a favor e uma abstenção. Uma conquista importante foi ainda a possibilidade de os próprios camelôs poderem eleger seus representantes para o comitê fiscal que coordenará as atividades do fundo – sem a interferência do governo ou da empresa Verdi.

Por fim, esta foi mais uma conquista da articulação e da mobilização coletiva. Foi um pequeno passo rumo à vitória maior – que é a permanência sustentável nos espaços do Camelódromo. Enfim, a luta de mais de um ano vem dando frutos, frutos esses que todos os comerciantes poderão em breve colher.

Juliano Carriconde Fripp – representante dos comerciantes populares

Nenhum comentário:

Postar um comentário